domingo, 22 de abril de 2012

Bolo Mousse de chocolate


Continuamos com as "virtudes do chocolate"?

A sobremesa do Domingo foi este bolo de mousse. Uma das receitas dos bolos apetecíveis que a Tia Cristiana  (uma amiga da PT) me enviou...Sem farinha, sem manteiga, sem açúcar...Podemos dizer que é meio-light. Hem?

Ingredientes: 200 grs de chocolate para culinária, 6 ovos, 1 c. (sopa) chocolate em pó,

Para:+/- 8  porções
Derreter o chocolate em banho maria . Depois do chocolate bem derretido (se ficar muito espesso pode juntar 1 c. de sopa de água) e bem misturado, tirar do lume e ir deitando as gemas de ovos. Misturar bem e reservar.
Bater as 6 claras em castelo (adicione previamente uma pitada de sal). Junte delicadamente as claras ao chocolate derretido..
Dividir a mistura em duas partes. Uma parte vai ao forno e outra ao frigorífico.
Numa forma redonda untada de margarina e polvilhada de chocolate em pó, deite metade da massa e leve ao forno durante +/- 15-20 minutos.
O resto da massa que ficou deve ser reservada  no frigorífico.
Depois do bolo estar cozido, retire de imediato do forno e deixe arrefecer. Ponha num prato e deite por cima a mousse que reservou no frigorífico. Enfeite a gosto com amêndoas, chocolate branco ou côco,          (como foi o caso). Volta ao frigorífico até ser servido.

Nota: não sei a origem da mesma por isso peço desculpa se estou a plagiar alguém...só sei que é muito bom!

3 comentários:

  1. Grande virtude que tem o chocolate, eu sou totalmente de acordo, este bolinho está mesmo apetecível, oh Tiélia envie lá uma fatia se é que sobrou alguma. Não entendo a ultima parte da receita de por a mousse por cima do bolo e não se desmanchar.

    ResponderEliminar
  2. E não desmancha...Depois do bolo frio (é fininho, fica frio num instante) e a mousse está "armada" e fria e é só deitar por cima e alisar e guardar no frigorífico.

    ResponderEliminar
  3. E não escorre pela lateral do bolo ? Isto está-me a fazer confusão.

    ResponderEliminar