segunda-feira, 2 de julho de 2012

Gelado de baunilha

Eu sei que não devemos abusar destas coisinhas doces mas, Verão é sinónimo de calor ou, pelo menos deveria ser...e sendo assim, não há nada como saborear um geladinho e...se for feito em casa ainda melhor! Pelo menos é diferente e não existe sabor igual no mercado.
Aqui vai uma receita muito simples mas que pode depois ser enriquecida na hora de servir, com chocolate derretido, chantilly, doces de fruta, etc...

Ingredientes (6 pessoas): 2,5 dl de leite; 1 ovo; 2 gemas; 100 grs de açúcar; 2,5 dl de natas; 1 vagem ou 2 colheres (chá)  de aroma de baunilha

Se usar a vagem de baunilha, leve-a ao lume a ferver no leite. Retire e deixe de infusão +/- 15 minutos para aromatizar bem. Se usar aroma, não necessita de levar o leite previamente ao lume e pode começar por:

Numa tigela, bata o ovo com as gemas e o açúcar muito bem, até obter uma mistura cremosa. Adicione o leite e o aroma de baunilha e leve ao lume brando, mexendo sempre muito bem até a mistura formar uma película fina na colher. Deite numa tigela e deixe arrefecer.

Bata as natas frias até estas estarem cremosas mas, não duras, e junte-as com cuidado ao creme anterior.
Deite a mistura em cuvetes para gelados individuais ou apenas numa forma, como foi o caso. Cubra com uma folha de alumínio e leve ao congelador.

Passado uma hora +/- volte a mexer o gelado e deixe novamente no congelador até ficar firme (+/- 3 horas).
Sirva em taças a gosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário