quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

La Tarte Tatin

Conta a história que as irmãs Tatin tinham um restaurante frequentado por numerosos caçadores e que num Domigo de abertura da caça, uma delas preparava uma tarte de maçãs para um almoço de caçadores. No entanto a Tarte ficou estragada. Então uma delas decidiu juntar novamente o recheio e cobri-la com uma massa e levá-la de novo ao forno. A tarte foi uma sucesso e os caçadores passaram a apreciá-la sempre.





Ingredientes:  1 rolo de massa folhada, 1 Kilo de maçãs (usei reineta), 150 grs de açúcar, 50 grs de margarina, algumas colheres de caramelo líquido

Lavar as maçãs sem descascar e cortá-las em 4. Entretanto pré-aquecer o forno a 180 graus.
Numa caçarola derreter a margarina lentamente, juntar o açúcar e as maçãs cortadas e deixar cozinhar durante 10-15 minutos, mexendo sempre mas com cuidado para que não queimem. (juntar algumas gotas de água, se necessário, para evitar que peguem).
Preparar um caramelo liquido (eu utilizei o de compra da Royal).
Barrar com manteiga uma forma de tarte. Dispôr as maçãs bem juntas e deitar o caramelo por cima.
Cobrir com a massa folhada e ajustá-la bem à forma da tarte.(Fazer uns cortes superficiais com uma faca na massa para que não levante durante a cozedura).
Vai ao forno durante 30 minutos. Depois de pronta voltar a tarte no prato de servir e apresentá-la morna e se possivel acompanhá-la por uma bola de gelado de baunilha.


2 comentários:

  1. Nunca comi Tarte Tatin, mas pela receita deve ser deliciosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem um "grande aspeto" e acredito que os "franciús a apresentam melhor...mas, é muito docinha e com o gelado de baunilha vai "trés bien"...

      Eliminar