quinta-feira, 21 de março de 2013

Tendências 2013: o que vamos querer usar esta primavera-verão

Em 2013 há tendências para todos os gostos: umas totalmente inovadoras, outras com um toque de ousadia e ainda uma revisitação de algumas tendências do ano que passou. Há muitos brilhos e pormenores, padrões e estampados, tachas e apliques


Foi a irmã de Beyonce, Solange Knowles, que celebrizou uma das tendências que vai marcar fortemente o ano de 2013: a mistura de padrões e estampados. Esta tendência, que pode abalar as mais conservadoras, resulta da combinação de peças inusitadas. Com a contenção necessária, pode resultar na perfeição.
Este ano as riscas, as bolinhas e as formas geométricas são os padrões mais utilizados e, no que toca aos estampados, reencontramos o animal print, os motivos florais e as temáticas brasileiras na forma de elementos da natureza e da cultura do país.

159214739.jpg  padroesPoppy Delevingne.jpg

Outra tendência que veio para ficar são os peplums, que valorizam de forma indiscutível a silhueta feminina. Estrategicamente utilizado acima da anca, o peplum aparece em looks monocromáticos, umas vezes mais volumoso, outras mais estruturado. Além de se usar em vestidos, também se usa como peça isolada. Há saias que podem ser conjugadas com blusas da mesma cor ou com peças estampadas e tops que facilmente se aliam às skinny jeans. Esta tendência dos anos 40 veio para ficar e pode ser usadas de diversas formas, como o mostram muitos modelos que já passaram pelas passadeiras vermelhas de Hollywood.

As rendas invadiram as passarelas, as lojas e as ruas e, como não poderia deixar de ser, são indispensáveis para o guarda roupa de 2013. Este ano aparecem mais coloridas e esta variedade de tons promete ser um sucesso. Para uma festa, uma cerimónia, um passeio, uma ida à praia, esta tendência não compromete. Há vestidos, blusas, tops, coletes, blazers, saias, calções e diversos acessórios, desde fitas para o cabelo, malas e até sapatos. Mas atenção, a renda já é muito rica em detalhes e qualquer exagero na escolha dos acessórios pode arruinar um visual.
laceCatherine.jpg      lacenicole richie.jpg

As leggings e calças de cabedal são uma das novas apostas no look das celebridades. As irmãs Kardashian, Jodie Gordon, Anja Rubik e Juliana Paes são um exemplo disso mesmo. Com a democratização da moda não há muitas restrições para o uso desta peça que se tem tornado icónica. É possível usá-las de manhã, à tarde, à noite. Como estas peças já têm um brilho natural, o mais indicado é conjugá-las com blusas, tops e casacos mais simples, mas há escolhas para todos os gostos.

leatherAnja Rubik leather.jpg    leatherJodie.jpg
As saias plissadas são outro must have deste ano. Estas saias, compridas ou mais curtas, ajudam a alongar a silhueta já que as pregas que as caracterizam dão movimento e leveza ao tecido e ao corpo. Esta tendência teve o seu auge em tecidos chiffon, mas agora ganha uma nova força no cetim, nos metalizados e nas malhas lisas ou estampadas.

plassaso29.jpg     plissadokelli gardner.jpg  plissado.jpg
Este ano as transparências variam no estilo. Podem ser usadas num look mais feminino, mais ousado ou mais descontraído. Há transparências mais subtis que revelam sem revelar, outras que são quase ocultas. Há ainda as que são usadas única e exclusivamente como detalhe, as transparências disfarçadas em padrões e a sobreposição de tecidos para criar o mesmo efeito.

transkourtney kardashian.jpg     transletizia.jpg
As tachas, os apliques, os spikes, que são tachas pontiagudas, fazem lembrar o estilo punk rock dos anos 80 e estão em quase todo o lado. Camisas, Blusões, calções, calçado e acessórios. Podem criar um visual agressivo, ousado, arrojado, mas também podem ser usadas de forma mais discreta dando um toque especial ao look.
zspike shoes.jpgzzshoesjeffrey campbell.jpg    

Em relação às cores de 2013,  o destaque vai para o néon, para os tons pastel, para o preto e branco, que normalmente aparecem em elegantes estampados gráficos, para os tons metalizados, para os laranjas e tangerina e para o azul. Há também um regresso às cores da natureza, como os verdes, castanhos e vermelhos.
Os sapatos têm brilhos, tachas e spikes e tons metálicos. São rasos ou altíssimos, não há meio-termo. O estilo do designer Jeffrey Campbell, com saltos bastante altos e compensação à frente, veio para ficar e fazer parte do imaginário feminino. Mas também há botins, variadíssimas plataformas e botas de cano alto com novos apontamentos trendy. Em 2013 ainda vamos ver muitos Cap Toe e Loafers.


zshoesspike .jpg  


 O primeiro modelo foi recentemente lançado pela Louis Vuitton e pela Christian Louboutin, são sapatos clássicos com ponteiras metálicas ou de cor diferente do sapato, já o segundo alia o conforto dos sapatos masculinos aos detalhes do universo feminino, apliques, padrões e estampados.

zzshoeskendal kardashian boots.jpg
Adicionar legenda

No inverno ou no verão os óculos de sol são essenciais no dia-a-dia da mulher. Em 2013 reinam os modelos vintage cat eye, os modelos grandes Jackie O e os mais variados modelos aviador.

sunelle MacPherson aviator.jpg   sunrihanna cat eye.jpg
A utilização de vários anéis e pulseiras também marca as principais tendências para 2013.
ring.jpg    rings2.jpg

Luz é a palavra de ordem quando falamos nas tendências para os cabelos de 2013. Os cabelos iluminados com luz e madeixas vão comandar este ano. Apostando sempre numa aparência natural os loiros ficam mais leves, os vermelhos mais vivos e menos profundos, os castanhos mais suaves, variando entre o tom caramelo e o amêndoa e os pretos mais trabalhados.
Uma das tendências que deu cartas no ano passado e que aparece como tendência 2013 é o tingimento Ombré em que a raiz mantêm a cor natural e as pontas ficam mais claras. Diga adeus aos tons monocromáticos e arrisque.

E por falar em arriscar, não podemos esquecer as madeixas coloridas, o rainbow hair, que Oscar de la Renta trouxe para as passarelas e que tem encantado as mais jovens pela irreverência e originalidade.
Há penteados para todos os gostos.

 

 Regressa o risco ao lado, permanecem as tranças em todos os formatos possíveis e imaginários, acentuam-se os volumes, ganham força os coques. Os rabos de cavalo usam-se baixos ou altos.



coques




Fonte "Revista Activa"

2 comentários:

  1. Boa reportagem, sim senhora! Falta-me o corpinho para algumas destas coisas...o cetim já escorrega melhor...e uns sapatinhos ou malas com tachas até são de repensar!

    ResponderEliminar
  2. Oh tia Hélia, não diga isso, é uma questão de andar mais na sua passadeira e dar asas á imaginação.

    ResponderEliminar