quarta-feira, 30 de julho de 2014

JARDINAGEM, COMPOSTAGEM, PLANTIO E AFINS...

Ou a história de uma jardineira em flor...


Ranholas - Desempregados cinquentões (na sua grande maioria, eu incluída) inseridos no curso de  jardinagem e manutenção de jardins da Vida Ativa do IEFP, tiveram esta manhã a aula inaugural nas estufas da Quinta da Bela Vista do Centro de Formação de Ranholas.

O ponto alto do dia foi a distribuição do novo uniforme e das botas de biqueira e palmilha de aço! O veste e o despe do macacão verde deu aso ao momento mais hilariante do dia atendendo a que todos ficam a vestir quatro números acima do número normal.

O curso tem a duração de quase 3 meses das 8h às 13h, totalizando 300 horas ou 12 semanas.

Há flores para regar e lições para aprender...Aguentem que eu vou dando notícias floridas!



Oh jardineira
Porque estás tão triste
Mas o que foi que te aconteceu?
Foi a camélia
Que caiu do galho
Deu dois suspiros 
E depois morreu
Vem jardineira
Vem meu amor 
Não fique triste 
Que este mundo é todo teu 
Tu és muito mais bonita
Que a camélia que morreu.


(Beth Carvalho)




terça-feira, 29 de julho de 2014

AMORAS! (again and again...)



Morangos, framboesas, amoras-pretas... alguns dos frutinhos biológicos  retirados dos canteirinhos do jardim...ótimos para o nosso sistema imunitário....

Consumi-los logo que possível é  o ideal pois detrioram-se rapidamente...Juntá-los aos sumos de fruta, aos iogurtes, aos cereais... maduros e sem juntar açúcar.

Agora no tempo de praia, uma sobremesa light, sem açúcar mas com todo o paladar da fruta; neste caso as minhas amoras silvestres.


Ingredientes:

2 iogurtes naturais (magros)
200 grs de amoras
3 ou 4 colheres de adoçante em pó
2 folhas de gelatina

No copo liquidificador deitar os iogurtes, o adoçante e as amoras. 

Desfazer tudo com a varinha mágica. Juntar a gelatina previamente derretida no microondas com 2 colheres de sopa de água.

Voltar a mexer muito bem; distribuir por tacinhas  e levar ao frigorífico durante duas horas antes de servir.

É comer sem pecado e com todo o sabor!

sábado, 12 de julho de 2014

TASCAS NO CAIS

Lisboa tem Tascas no Cais, evento em estreia na zona dos Jardins Móveis do Cais do Sodré, no recuperado Passeio da Ribeira das Naus. De 10 a 20 de Julho, seis restaurantes levam as suas iguarias e o programa promete muita animação.


Os restaurantes convidados a participar na estreia de “Tascas no Cais” são: Can the Can (conceito que tem dado cartas do Terreiro do Paço, focado nas conservas e outras iguarias), Cantina Lx (espaço do LX Factory que aposta no receituário tradicional português), Ramiro (uma das grandes cervejarias da cidade, com uma oferta baseada na excelência dos mariscos e no célebre “prego”), Taberna da Rua das Flores/ Flores do Bairro - Bairro Alto Hotel (um mesmo espaço que reúne a Taberna da Rua das Flores e o restaurante do hotel Bairro Alto) e, por fim, Tasca de Três (que combina a criatividade de três chefes bem conhecidos da cena gastronómica nacional: João Sá, Nuno Barros e Nuno Diniz).

Os restaurantes estarão em funcionamento contínuo no evento, no dia inaugural das 18h00 às 24h00; de 11 a 19 de julho, das 12h00 às 24h00; e no dia 20 de julho, das 12h00 às 16h00. As degustações variam entre um euro e 13,00 euros. A entrada tem um custo unitário de três euros, que inclui a oferta de uma Super Bock Original, e de segunda a sexta-feira, das 12h00 às 17h00, a entrada é gratuita.

Fonte "Sapo"

quinta-feira, 3 de julho de 2014

EDP JAZZ COOL

EDP Cool Jazz começa hoje com concerto esgotado de Buena Vista Social Club e Ana Moura


Festival acontece ao longo do mês de julho, com atuações de Mariza, Suzanne Vega e José James, entre outros.
O primeiro concerto do festival EDP Cool Jazz, Buena Vista Social Club com a participação especial de Ana Moura, realiza-se esta noite e já está esgotado, divulgou a organização. 
Os Jardins Marquês de Pombal, em Oeiras, recebem a atuação de hoje, que tem início marcado para as 21h30 (portas abrem às 20h00). A Orquestra Buena Vista Social Club junta Omara Portuondo, Eliades Ochoa, Guajiro Mirabel, Barbarito Torres e Jesus "Aguaje" Ramos e está neste momento a realizar a digressão mundial de despedida dos palcos. 

Amanhã será a vez de Earth, Wind & Fire Experience, com Al Mckay, subir ao palco também nos Jardins Marquês de Pombal. Suzanne Vega atua a 6 de julho, Pink Martini a 10 de julho, José James e Laura Mvula a 13 de julho, Mariza a 24 de julho (no Parque dos Poetas) e Gregory Porter a 26 de julho.

Fonte: Blitz

quarta-feira, 2 de julho de 2014

O BOLINHO COM ESPINAFRES...

Não é preciso ser do Sporting para se comer um bolinho verde! Verde na cor, verde no paladar...


Já não é novidade esta idéia de se fazerem bolos misturando legumes...se são mais saudáveis não sei; são pelo menos diferentes. Diferentes na cor, diferentes no sabor...

De qualquer forma decidi experimentar e aproveitar  uns espinafres caseirinhos que me ofereceu uma amiga, trazidos lá da horta da sogrinha.

Gostei eu, gostou o pai, gostou a tia Tareca; o mais novo cá da casa franziu o nariz.

Bom, com as receitas que por aí proliferam; tirando daqui, tirando dali, aqui fica esta receita baseada no blogue (não levem a mal):http://www.tudogostoso.com.br/


INGREDIENTES:
250 g de espinafres
4 ovos (XL)
1,5 dl de óleo
3 chávenas de açúcar
3 chávenas de farinha 
1 colher (sopa) de fermento

 Cobertura de chocolate
1 colher (de sopa) bem cheia de farinha maizena
250 ml de leite
100 g de açúcar
60 g de chocolate (usei em pó)
1 colher (de sopa) de manteiga

PREPARAÇÃO:
1)No copo com a varinha mágica desfiz os espinafres em puré e reservei.

2)Na batedeira deitei o óleo, as gemas,e o açúcar e juntei os espinafres e misturei bem com a batedeira até ficar uma consistência homogénea.

3)Acrescentei a farinha peneirada com o fermento. e por fim as claras em castelo envolvendo cuidadosamente 

4) Depois de cozido (+/- 40 minutos a 170 graus - forno com ventilador); desenformei e deixei arrefecer.

5)Entetanto misturei todos os ingredientes para a cobertura num tacho e levei ao lume brando, mexendo sempre até engrossar.

Et voilá!