Sabedorias simples das nossas avós que por vezes esquecemos ou desconhecemos. É evidente que se os sintomas persistirem, o melhor será consultar um médico.
Plantas medicinais que podemos ter nas nossas mini-hortas biológicas. Estas são aqui da casa...
ALECRIM (anti-inflamatório, dores abdominais, obstipação, infecções do nariz e da garganta)
Infusão: 3-4 gr de alecrim seco para uma chávena de água a ferver. Tape e deixe repousar 10 minutos e beba 3 chávenas por dia, após as refeições.
(as folhas do alecrim podem ser colhidas em qualquer altura do ano e secas- estas que aqui apresento ainda estão verdes)
ALFAZEMA (relaxante, insónias ligeiras, digestão)
Infusão: 3 gr de flores secas (e apenas as flores) para uma chávena de chá. Deitar água a ferver e deixar repousar 5-10 minutos. Filtrar e beber 3-4 chávenas por dia entre as refeições ou, uma chávena ao deitar se tiver insónias ligeiras.
LÚCIA-LIMA (distúrbios digestivos, flatulência)
Infusão: 3-4 gr de folhas secas para uma chávena de água a ferver. Tape e deixe repousar 5 minutos e beba 2 chávenas por dia, após as refeições principais.
(as folhas são colhidas 2 vezes por ano, em Junho e em Outubro e espalhadas em camadas finas para secarem. Depois de secas têm um agradável aroma a limão)
OLIVEIRA (hipertensão moderada, formas ligeiras de diabetes)
Infusão: 20 folhas secas para 300 ml de água. Aquecer e ferver as folhas durante 30 segundos. Deixar repousar 10 minutos, coar. Beber no mínimo 3 chávenas por dia às refeições.
Gostei da informação, pode continuar, estamos sempre a aprender.
ResponderEliminar