terça-feira, 4 de novembro de 2014

CREPES DE PRESUNTO E QUEIJO

De massa fina e suave, o crepe é ideal para refeições leves ou para sobremesas.

Massa Base de crepes Salgados:

  1. Juntar 120g de farinha com 50g de manteiga, 3 ovos e duas gemas, mexa bem. Verta 2 dl de leite e deixe repousar, durante 30 minutos, no frigorífico.
  2. Unte uma frigideira com um papel embebido em óleo e leve ao lume. Quanto estiver quente, verta uma concha de massa.
  3. Deixe o crepe fritar e vire, com cuidado, auxiliando-se de uma espátula fina. Repita a operação até terminar a massa.
Massa base de crepes doces:
  1. Misturar 140g de farinha com 50g de açucar, 3 ovos e duas gemas. À parte, aqueça 2 dl leite com 50g de manteiga e verta tudo em fio, no preparado anterior.
  2. Mexa bem, com um batedor de varas, adicione a raspa de 1/2 limão e deixe repousar, por cerca de 30 minutos à temperatura ambiente.
  3. Unte uma frigideira antiaderente, com manteiga, disponha um pouco de massa e frite de ambos os lados. Repita este processo, até esgotar por completo a massa.
Ingredientes:
1 receita de massa base (crepe salgado)
2 dl de molho bechamel
2 c. (sopa) de ervas aromáticas picadas
150g de presunto fatiado
150g queijo fatiado
1 c. (sopa) queijo ralado
sal q.b.

Faça a massa dos crepes. Envolva as ervas picadas com o bechamel e reserve. Frite os crepes. Estenda-os sobre uma bancada e distribua o presunto e o queijo fatiado. Enrole-os e corte-os em fatias. Reserve.
Coloque o bechamel num prato de ir ao forno e sobreponha-lhe os crepes. Polvilhe-os com queijo ralado e leve ao forno, durante cerca de 5 minutos, a 200º. Sirva em seguida.
Nota: eu usei fiambre e mortadela em vez de presunto. Esta receita deu para 4 crepes.

1 comentário: