quinta-feira, 24 de abril de 2014

Physalis ou Fisális...a baga amarelinha!

Plantamos no início deste ano um pé de  fisális. É um fruto tropical que cresce com facilidade nos quintais abrigado da geada e do vento e que gosta de algum sol. Também pode ser plantado em vasos pois desenvolve-se com facilidade.
Protegido  por um pequeno capuz verde,  aguarda-se  que o fruto amadureça e ficamos  então com aquele capuz dourado envolvendo a baga amarelinha que tanto gostamos de ver a enfeitar os bolos. Apesar de não ser muito  barato nos supermercados, (não sei porquê, porque é uma planta que cresce e se propaga rapidamente) -  é já  um fruto vulgar em Portugal.
Os primeiros frutos aqui do quintal...

Este pequeno fruto amarelo (ou baga dourada, golden berry em inglês)  é usado essencialmente na pastelaria mas,  para além do seu  papel decorativo este fruto é rico em vitamina C,  fósforo e fibras e carotenóides.
Dá fruto praticamente todo o ano mas é sobretudo nos meses de  Setembro e Outubro que as bagas ficam maduras e mais doces mas, eu também gosto delas um pouco ácidas. Óptimas para a saúde e prevenção de certas doenças (purifica o sangue  e é boa para o nosso sistema imunológico e também para quem tem problemas de colesterol alto) -  prove-as e depois tire as suas conclusões.
Devem ser colhidos quando o capuz já se encontra seco e fruto amarelinho. Ao abrir o fruto ao meio (que me faz lembrar um pequenino tomate) reparamos que tem muitas sementinhas. Essas sementinhas podem ser retiradas e secas para voltar a plantar no início do ano (Janeiro-Fevereiro).
Aguardo que venha o Verão para ver se consigo recolher quantidade suficiente para experimentar fazer compota.

3 comentários:

  1. A compota e feita como a do tomate, mesmo peso acucar e o mesmo de fruta. Sao cozinhados partidos ao meio. E um doce otimo.

    ResponderEliminar
  2. Oi, querida! estou procurando sementes ou mudas de Fisális. Por favor entre em contato comigo. Meu e-mail é nicemarica2008@gmail.com. Muito grata. Eunice

    ResponderEliminar