sábado, 6 de setembro de 2014

TARTE RÚSTICA DE MAÇÃ

Esta tarte foi muito bem aceite cá em casa…. assim resolvi repetir a receita e desta vez ainda mais apetecível.

(receita a partir do programa 24 Kitchen)
Ingredientes:
4 maçãs
0,5 chávena farinha de trigo com fermento (eu fiz 1 chávena de cada)
0,5 chávena farinha integral
1 c. chá açucar
3 c. sopa água gelada
4 c. sopa açucar mascavado
1 c. sopa amido de milho
2 c. sopa manteiga derretida
90 g de margarina
0,5 c. chá canela
0,5 c. chá gengibre
0,5 qb sumo e raspas de limão
noz moscada
cravinho
  • comece pela base da tarte, juntando num processador meia chávena de farinha de trigo com fermento, meia chávena de farinha integral, 1 colher de chá de açucar e 90 gramas de margarina bem fria, e triture tudo até obter uma massa areada.
  • transfira para uma taça, acrescente 3 colheres de sopa de água gelada e ligue tudo com as mãos. Molde um disco, envolva com película aderente e reserve no frigorífico durante 30 minutos.
  • passado esse tempo, ligue o forno a 180º e trate do recheio. Descasque 4 maçãs, corte-as em fatias finas e coloque-as numa taça. Regue com o sumo de meio limão, polvilhe com as raspas, adicione 4 colheres de sopa de açucar mascavado, 1 colher de sopa de amido de milho e 2 colheres de sopa de manteiga derretida, e aromatize com noz-moscada, cravinho, meia colher de chá de canela e meia colher de chá de gengibre.
  • Com o recheio pronto, estenda 1 folha de papel vegetal, polvilhe com farinha, e estique a massa com a ajuda do rolo. Passe-a depois para um tabuleiro, e disponha a maçã por cima, em circulos. Dobre o rebordo da massa sobre a maçã, antes de pincelar com manteiga derretida e de salpicar com açucar mascavado.
  • Por fim, leve a tarte ao forno durante 35 a 40 minutos.
Delicie-se com esta tarte rústica e dê um final feliz às maçãs que já estavam esquecidas.















1 comentário: