quinta-feira, 3 de maio de 2012

ESPECIARIAS DA NOSSA COZINHA



Açafrão
Os filamentos do açafrão são extraídos desta planta. São necessários milhares de pistilos para se conseguirem alguns gramas desta especiaria. Eis a razão que justifica o seu preço ser tão elevado. Espanha é o único país onde é  cultivado em larga escala.
Não se deixe enganar pelo nome “açafrão-da-Índia” que é apenas pó de curcuma, de tom amarelo, que dá cor ao caril. O verdadeiro açafrão apresenta-se sempre em estigmas ou pistilos (filamentos secos)


Baunilha
A baunilha é uma orquídea perfumada. Os frutos aparecem depois de uma fecundação artificial feita por um insecto que só existe no México. As vagens são semelhantes  ao feijão verde gigante que devem secar ao sol para que amadureçam.è cultivada nas ilhas do Oceani Índico e em Taiti.
Devem ser conservadas em frascos de vidro ou caixas de metal para que não perca a sua fragância. Antes de a usar não esqueça de cortar longitudinalmente a vagem antes de usá-la.


Caril
O caril não é uma especiaria mas uma mistura de várias especiarias. A sua composição varia consoante as regiões na Índia. Pode ser composta por diversas dosagens de (coentros,curcuma,cominhos, pimenta,gengibre, cravinho-da-índia, etc).
Nas Antilhas tem o nome de Colombo. Se cair em tecido a sua mancha tem um grande poder de colorante. Deve-se limpar de imediato com água morna, untando depois com glicerina. Uma hora mais tarde lavar o tecido como habitualmente.



Pimenta
Quer sejam cinzentos, brancos ou pretos os grãos de pimenta são provenientes de uma liana que cresce nalguns países tropicais – a piper nigrum. E também foi graças à habilidade de “Monsieur Poivre”  comerciante na França do séc. XVIII, que  roubou algumas destas plantas aos ingleses (que por essa altura detinham o monopólio do comércio da dita), que a mesma se propagou pela europa.
As cores dos grãos da pimenta estão relacionadas com a sua maturação (podem ser verdes, rosa). Quando os grãos são pretos, significa que mantiveram o seu invólucro; quando são brancos, que foram lavados para o largarem. Para ter a certeza acerca da sua qualidade, compre sempre a pimenta em grão.

BIBLIOGRAFIA: Laura Fronty “Dicionário de Truques Domésticos”; fotos Google.



Sem comentários:

Enviar um comentário