quarta-feira, 2 de maio de 2012

Doce de vinagre



No fim de semana passado a sobremesa de Domingo foi assim:

Porções: 5-6 tacinhas

Ingredientes: 0,5 l de leite; erva-doce; 1 c. sopa cheia de vinagre; 500 grs de açúcar; seis gemas

Põe-se o leite ao lume com uma boneca de erva-doce e deixa-se ferver até ficar bem perfurmado. Depois deita-se o vinagre originando a que o leite talhe (é mesmo assim). Junta-se o açúcar e mexe-se bem com a colher até dissolver bem o açúcar.
Tira-se do lume e deixa-se arrefecer um pouco. Depois adicionam-se as gemas (aconselho a deitar primeiro um pouco de leite nas gemas e mexer, para evitar que talhem quando se deitam directamente no leite).
Mexe-se fora do lume  e leva-se novamente a lume brando até começar a formar estrada no fundo do tacho.
Deita-se em tacinhas e serve-se frio (polvilhado de canela se gostar).

Nota: este doce é "uma bomba de doce" e por isso eu usei apenas 400 grs de açúcar e ficou bom na mesma e bastante viciante. É tb. um pouco demorado porque leva algum tempo a reduzir ao lume até fazer estrada.

3 comentários:

  1. Tiélia esta sobremesa parece -me muito bem, mas vamos a duvidas, o que é uma boneca de erva-doce ? Vinagre originado a que o leite talhe ?

    ResponderEliminar
  2. Tété: a boneca de erva doce é feita com um quadradinho de pano limpinho (claro) onde se deita a erva doce e se ata com um fio. Vai ao lume a ferver no leite exactamente como se faz como quando se usa a "casca de citrinos"...O Vinagre "talha" o leite; é apenas um aviso para que as pessoas não pensem que o doce "já ficou estragado"!

    ResponderEliminar