sexta-feira, 23 de novembro de 2012

CASTANHAS

Estamos na época das Castanhas, quem não gosta de um bela castanha assada no carvão, pena que a troika não nos deixe comprar, pois 2€ , 12 castanhas não é propriamente em conta e é  um fruto importante para a nossa saúde , pois embora seja uma semente como a noz e a amêndoa, tem muito menos gordura e muito mais amido (um hidrato de carbono) o que lhe dá outras possibilidades de usar na alimentação, podem cozer-se, assar-se, fazer-se em puré, fazer-se sopa, doce, etc. 
 As castanhas têm cerca do dobro de percentagem de amido das batatas. São também ricas em vitamina C e B6 e uma boa fonte de potássio.
A espécie de castanha mais comum em Portugal é a Judia e tem várias aplicações na medicina. As folhas , a casca, as flores, e o fruto têm sido utilizados devido às suas propriedades curativas , sedativas, tónicas, vitamínicas, remineralizantes e estomáticas. Pelo seu valor nutritivo e energético, era utilizada outrora em vários estados de mal estar e doença. É também tônica, estimulante cerebral e sexual, anti-anêmica (castanha crua) e revitalizante. Para afinar as cordas vocais e curar a faringite e a tosse nada melhor do que gargarejos com infusão de folhas de castanheiro ou de ouriços.

De como eu gosto mais é mesmo de umas boas castanhas assadas ou cozidas, acompanhadas de uma boa geropiga.

Sem comentários:

Enviar um comentário