sábado, 24 de novembro de 2012

Tarte de Limão merengada

Agora que os limões começam a proliferar no meu limoeiro, existem centenas de maneira de os utilizar. Comecei por fazer esta tarte, cuja receita (embora com algumas adaptações próprias) retirei do site:http://www.seleccoes.pt

(Utilizei uma base de massa folhada em vez da recomendada e acrescentei mais açúcar ao recheio porque, achei que quando segui a receita da primeira vez, quantidade do limão era grande e a tarte ficou um pouco ácida)




Sabe bastante a limão e o recheio não é muito calórico.
Preparação: 30 minutos, mais 30 minutos para arrefecer
Receita para: 6 pessoas
Calorias por dose: aprox. 290

Ingredientes: (base) usei uma base de massa folhada de compra;                   (recheio) sumo e raspa da casca de 2 limões,40 grs de maizena e 100 grs de açúcar;(merengue) 3 claras e 100 grs de açúcar

Aqueça o forno a 200° e. Coloque um círculo de papel vegetal sobre a base da massa e espalhe feijões secos. Leve durante cerca de 15 minutos ao forno. Retire e deite fora o papel com os feijões. Reduza a temperatura do forno para 180°e. Deixe arrefecer a massa enquanto prepara o recheio.
Deite o sumo de limão num jarro medidor e junte água até perfazer 4 dl. Numa tigela, misture a raspa de limão, as gemas, a maisena e o açúcar. Junte o sumo de limão diluído e mexa até formar uma pasta. Leve ao lume até começar a ferver, mexendo sempre. Deite o recheio na tarteira.
Faça o merengue. Bata as claras em castelo bem firme. Junte gradualmente o açúcar; batendo sempre, até as claras ficarem brilhantes. Deite o merengue às colheradas sobre o recheio de limão cobrindo-o por completo. Leve de novo ao fomo até o merengue estar dourado.

Sem comentários:

Enviar um comentário