sábado, 8 de setembro de 2012

MENORCA

A semana passada estive 4 dias em Menorca ilha que faz parte das Baleares, situada no mar Mediterrâneo. Lindíssima e tranquila, com praias de areia branca, outras, (calas) são pequenas entradas de mar pela rocha e que formam uma pequena lingua de areia. A água é cristalina e quente, parece que estamos sempre numa piscina. Adorei, não me importo de voltar outra vez.
Vou partilhar fotos de alguns sítios, mas o melhor é mesmo ir.

PORTO DE MAÓ

PORTO DE MAÓ




ALDEIA PISCATÓRIA BINIBECA

BINIBECA

PRAIA BINIBECA


FORNELLS
Fornells é uma aldeia situada a Norte da ilha e é conhecida pela sua "caldereta de lagosta"


PORT FORNELLS


CALA TIRANT


Vista do Parque de Estacionamento para a praia Binimel-la onde temos que andar a pé cerca de 400 metros, até chegar à praia e dai continua-se a caminhar mais 20 minutos e chegamos à cala Pregonda, que é maravilhosa e da qual eu não tenho fotos.



BINIMEL-LA PRAIA


COVA D'EN XOROI  caverna num penhasco

Um dos locais mais típicos, é um conjunto de grutas - Cova d´En Xoroi, onde terá vivido um pirata de seu nome Xoroi que se enamorou de uma jovem, das casas vizinhas e esta desapareceu . Anos se passaram e um inverno num dia de forte nevão viram-se pegadas na caverna, quando homens invadiram a caverna viram um homem uma mulher e seus três filhos, Xoroi encurralado atirou-se do penhasco para o mar seguido pelo seu filho mais velho. O mar que o trouxe foi também o mar que o levou, nele encerrando o mistério da sua vida. A mulher e os filhos foram levados para Alaior onde viveram e tiveram descendência.


COVA D'EN XOROI

COVA D'EN XOROI caverna tem várias varandas em alturas

COVA D'EN XOROI uma das varandas


CALA EN PORTER
Nesta praia fui contemplada com a saudação de uma "medusa", fujam é uma dor horrível .

Aqui está uma MEDUSA,

No dia seguinte à minha picada, todas as praias da zona sul fecharam, estavam as águas cheias de medusas, tinham bandeiras nas praias a avisar das medusas. E assim só tive a oportunidade de ver e não tomar banho nas maravilhosas praias:

MACARELLA
Para Macarella desde o parque de estacionamento onde se deixa o carro até à praia são só 15 minutos a andar, por caminho de terra.

e       TURQUETA
Para Turqueta a situação mantêm-se  desde o parque de estacionamento onde se deixa o carro até à praia são 15 minutos a andar.


CALA SA CALETA
Restou esta cala perto do Hotel que tinha água cristalina, quente, calmas e sem medusas.


Água em Sa Caleta

SA CALETA

Um dos produtos tipícos de Menorca são as "Avarcas" . Sandália de couro que remonta a tempos pré-romanos, foram usadas por pessoas muito simples agricultores, pescadores, até que passou a um modelo de sapato tradicional.



e é claro que comprei umas bem tipícas 

AVARCAS MENORQUINAS

P.S.: Vão se puderem a água das praias é espectacular

3 comentários:

  1. Huuummmm! É o que me apraz comentar! Essa aldeia piscatória parece as nossos condomínios turísticos no Algarve...Quanto à água, já não digo o mesmo, apesar da nossa não ter essas benditas medusas/alforrecas esfaimadas...gostei de todas as fotos especialmente uma de Port Fornells em que acho k reconheço um cavalheiro louro e uma donzela de chapéu. Será?

    ResponderEliminar
  2. Não Tia Hélia, acho que está enganada, não é ninguém conhecido,eram uns turistas de ocasião.

    ResponderEliminar
  3. Gostei sim, vou pôr na minha agenda, apesar de o meu actual "patrão" não me deixar sair do país.
    E gostei dos pezinhos e do contraste branco com a pernoca bem bronzeada. Boa reportagem.

    ResponderEliminar