terça-feira, 4 de setembro de 2012

Soufflé de Bacalhau


O amigo fiel feito de 1001 maneiras...Assim, delicadinho servido com uma saladinha ao jantar...



as claras devem estar batidas em castelo bem firme e a temperatura do forno, quando o soufflé for introduzido, deve ser de 200°C.
Preparação: 20 minutos
Cozedura: 25 minutos
Receita para 4 pessoas
Ingredientes: 250g de bacalhau cozido
2,5dl de leite
70g de manteiga ou margarina
50g de farinha
4 ovos mais 1 clara
50g de queijo ralado
Sal, pimenta e noz moscada
Modo de Preparação:- Retire a pele e as espinhas ao bacalhau e faça-o em lascas pequenas e muito finas.

- Derreta a margarina numa caçarola, polvilhe com a farinha e, quando a mistura se desagregar e aparecer à superfície uma espuma esbranquiçada, regue com o leite frio. Mexa com uma colher de pau e, quando a mistura começar a espessar, bata com a vara de arames.

- Retire do calor e junte as lascas de bacalhau, o queijo e as gemas. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Unte a forma de sofflé.

- Bata as claras em castelo bem firme e junte uma quarta parte ao preparado anterior. Mexa cuidadosamente, de baixo para cima, mas de modo a obter um preparado ligado.

- Adicione em colheradas as restantes claras em castelo, mas mais cuidadosamente ainda, para evitar partir as claras e as impedir de fazer subir o soufflé. Deite o preparado na forma. Arranje-o de modo a obter uma  superfície lisa e leve a cozer em forno quente, durante 15 minutos. Aumente a temperatura do forno e deixe cozer mais 10 minutos.

- Sirva imediatamente.

Nota: receita do site:  http://www.seleccoes.pt
:

Sem comentários:

Enviar um comentário