terça-feira, 25 de setembro de 2012

Tomates recheados com arroz e carne picada

Não podemos mesmo deixar de aproveitar o que vai sobrando das refeições. Sendo assim e depois de uma almoço de carne na grelha, aproveitei a carne grelhada que sobrou (e que escapou à goela de uma certa cadela sempre esfaimada sempre à espreita que algo escorregue da mesa) e decidi fazer uns tomatinhos recheados.
Tomatinhos aqui da nossa cultura biológica...Estes por sinal já um pouco mais pequenos que os primeiros que colhemos mas, a " tomato season" parece estar no fim...

Ingredientes: 4 tomates médios; 1 cebola; 1 dente de alho, 4 colheres (sopa) de carne picada; 3 colheres de sopa de arroz branco cozido; 2 colheres (sopa) de azeite; um pouco de calda de tomate; umas folhinhas de manjericão picadas; sal e pimenta q.b.


Cortar  as tampas aos tomates e esvaziá-los com uma colher de chá.
Picar a cebola e levar a refogar no azeite mais o dente de alho picado. Juntar um pouco de polpa de tomate, umas folhinhas de manjericão picadas e a carne picada e deixar refogar uns minutos. Temperar com um pouco de sal e pimenta q.b.

Apagar o lume e envolver o arroz cozido (juntei arroz porque tembém havia umas sobras no frigorífico) senão, pode-se juntar milho ou outros ingredientes que tiverem em casa.

Dividir o recheio pelos tomates (já escorridos e temperados com um pouco de sal). Polvilhar com um pouco de queijo se desejar e levar ao forno num pirex untado com um pouco de azeite, aprox. durante 25 minutos.

É  uma excelente entrada ou então como complemento de uma refeição ligeira..

2 comentários:

  1. Boa ideia para comer tomates sem ser em salada, mas aqui em casa, não me safo com esta receita, pois a miudagem gosta de carne picada agora tomate , nem pensar.

    ResponderEliminar
  2. Um dia aprendem a gostar...ja passei pelo mesmo aqui em casa. De repente passam a ser "gourmet" sem darmos por isso.

    ResponderEliminar