segunda-feira, 18 de junho de 2012

Sapateira recheada

Realmente, "isto do futebol e do  Europeu" ou "põe os nervos em franja" e "atacam-se os doces", ou serve de desculpa e voltamo-nos para os petiscos...Foi o que aconteceu também cá em casa. Desta feita "desmembramos" uma sapateirazita.
Aqui deixo a receita do "meu" recheio...

Ingredientes: 1 sapateira (fêmea) já cozida; 2 colheres/sopa de pickles picadinhos; 2 ou 3 colh./sopa de pão ralado; 2 colh./sopa de maionese; 1 colh./chá de mostarda; 1 dl de cerveja; tabasco e molho inglês (algumas gotas a gosto)
Deixar descongelar a sapateira (se for congelada) dentro do frigorífico de um dia para o outro. Retirar as patas e abrir a carapaça. Retiram-se as tripas (são brancas e esponjosas)  e peles e aproveita-se o resto do miolo e da água que contiver e deita-se tudo numa tigela e esmaga-se com um garfo muito bem.
Misturam-se os pickles picadinhos, a cerveja, a maionese, o pão ralado, a mostarda e tempera-se com algumas gotas de tabasco e molho inglês. Mexe-se tudo muito bem.
Recheia-se a carapaça da sapateira e serve-se com as pernas da dita a acompanhar com tostas ou pão torrado...e umas minis, claro!
Se preferirem, também podem juntar ao recheio a "carne branca" das pernas...nós cá em casa preferimos comê-las à parte.

Nota: Uma sapateira, dá para 2 pessoas. Quando se está a fazer o recheio pode-se aumentar a maionese ou a quantidade de pão ralado (convém não exagerar).

2 comentários:

  1. Uma sapateira para duas pessoas, isso é que foi comer Tia, bem podiam vir nervos, que havia sapateira para todos.

    ResponderEliminar
  2. Eram "petites" las sapateiras! Próximo jogo, 1 pratito de caracóis...vamos nessa?

    ResponderEliminar