quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

DOCES DE FRUTA

Uma saborosa maneira de conservar a dita e não só...

Os doces, as geleias, as marmeladas, etc. são uma mistura de fruta, açúcar e água que vai ao lume a ferver até atingir o ponto necessário para a sua conservação que depende das quantidades proporcionais de pectina (substância geleificante existente nas frutas), ácido e açúcar existente em cada fruto.
Os marmelos, ameixas, maçãs, amoras e groselhas são frutos ricos em pectina e ácido e por isso excelentes para doces e geleias.
Quando se pretende fazer doces com frutos com pouca pectina (cerejas, melões, morangos) é conveniente juntar 2 colheres de sopa de sumo de limão por cada 2 kg de fruta pois este é muito rico em pectina e ácido. O doce ficará "mais preso" quanto maior for a quantidade de pectina contida
Para obter bons resultados utilize sempre açúcar branco, facilmente solúvel e escolha cuidadosamente fruta pouco madura ou retire qualquer porção de polpa estragada ou macerada.
Aqui por casa existem dois gulosos por doce de tomate...este é biológico, veio diretamente aqui dos canteiros do quintal.


Doce de Tomate

Ingredientes:
1 Kg de tomate
1 Kg de açúcar
1 pau de canela
casca de 1 limão

1)Lavam-se os tomates e limpam-se bem a um pano. Cortam-se os tomates sem pele, aos pedaços para o tacho onde se vai fazer o doce, (se não gostar das pevides, retire-as também).

2)Junta-se o açúcar e leva-se ao lume até reduzir tudo a puré. Logo que o tomate esteja bem cozido, passa-se pela varinha mágica e leva-se de novo ao lume com o pau de canela e a casca de limão , até reduzir para metade, mexendo de vez em quando.

3)Retira-se o pau de canela e o limão e deixa-se esfriar. Guarda-se o doce em frascos esterilizados.
Doce de tomate cá da casa...


Sem comentários:

Enviar um comentário