sábado, 4 de maio de 2013

Calorias & Companhia, continuando...

Para comer saudavelmente devemos consultar a pirâmide alimentar. Observamos que devemos consumir uma quantidade limitada de gordura - cerca de 30% do valor calórico diário; 55-60% das calorias devem ser provenientes de hidratos de carbono e 10-15% de proteínas.

Devemos optar por uma alimentação com o um mínimo de alimentos processados - uma boa escolha é o arroz integral, cozido com água e misturado com ervas e especiarias (em vez de arroz branco); comer iogurte natural com morangos, em vez de iogurte de morango; tosta integral com compota light de maçã em vez de um folhado de maçã; salteado de camarão com alho e azeite, em vez de pão com manteiga e camarão frito...Irá obter mais vitaminas e nutrientes e ingerir menos açúcar, sal e gorduras.

Carnes vermelhas e miudezas

A carne de vaca e porco, tal como as carnes processadas (bacon, salsichas, etc.), não são saudáveis para o coração, contudo devem fazer parte duma dieta equilibrada, para tal:
- elimine todas as gorduras antes de cozinhar;
-limite as porções a 85 grs de carne cozinhada (tamanho da palma da mão);
-consuma com moderação bacon, etc. só algumas vezes ao mês.

A carne de vaca é rica em proteínas, ferro e vitamina B12 mas, também em colesterol e gordura.
Os assados e grelhados são os métodos mais inteligentes de comer este tipo de carne vermelha.

 Evite os "cortes caros" pois são os que têm mais gordura (exceto  bife magro e bife da vazia). Outra boa opção é a carne de vitela que tem menos gordura. Não envolva a carne em molhos e queijos. Em substituição passe os bifes por farinha (sacuda o excesso) e saltei a carne com um pouco de azeite e sirva-a com molho de limão ou com outro à base de vinho.

A carne de porco encontra-se entre as carnes mais gordas. A carne de porco muito magra pode ser enganosa para cozinhar, uma vez que fica rija e seca.
A melhor opção são oscortes do lombo (um pouco mais caros) mas, os melhores para costeletas. Assegure-se de que tira toda a gordura antes de as cozinhar.
A carne de porco deve ser assada no espeto para que a gordura escorra. Corte-a depois aos bocados e misture-a com vegetais.
Não deve cozinhá-la demais para que não se torne muito seca mas, evite que fique mal passada. (Cozedura ideal é 71C graus).

A carne de borrego é considerada uma carne e tenra mas há cortes que são ricos em gordura.
Antes de a cozinhar tire a maior quantidade de gordura visível pois o colesterol está também no tecido muscular.
As costeletas de borrego devem ser cozinhadas de modo rápido - salteadas ou grelhadas.
 carne de animais mais velhos (de cor mais escura) tem mais gordura intramuscular. O borrego mais rosado é o melhor.

Miúdos

O fígado é o mais comum. Rico em vitaminas A e C, ferro, zinco e vitamina B12.
No entanto tenha em mente que 85g de fígado fornece 409g de colesterol.
O fígado de vitela é  mais tenro que o de vaca e é ligeiramente mais pobre em colesterol que o de vaca.
Deve ser cozinhado com cuidado e ligeiramente salgado. Como os miúdos se deterioram facilmente, devem ser consumidos no dia da compra.
Procure comprar orgãos de animais jovens ou de produção biológica pois os pesticidas, fertilizantes, antibióticos e outros químicos acumulam-se no fígado dos animais.(*)

(*) Factos e valores nutricionais dos alimentos - Guia de Martha Schueneman

Sem comentários:

Enviar um comentário