quinta-feira, 22 de agosto de 2013

10 ALIADOS DA MEMÓRIA

A falta de cuidado com a alimentação pode comprometer a atividade cerebral. Para que o esquecimento não seja o prato do dia, dizemos-lhe o que não pode falhar na sua ementa




Antioxidantes

Já sabemos que ajudam a combater os radicais-livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. O que muitas vezes nos falta é saber a forma mais natural de ingeri-los. Vegetais, chá verde ou frutos vermelhos, como framboesas e groselhas, são ótimas opções. Estes frutos não só concentram muita vitamina C (mais do que a laranja ou o quivi), mas também ativos que potenciam o efeito antioxidante e melhoram a oxigenação do cérebro.


Água

O corpo humano é constituído por 70% de água, que, em constante movimento, hidrata, lubrifica, transporta nutrientes, elimina toxinas, entre outros benefícios. Assim, é importante renovarmos a água do nosso organismo, inclusivamente para o bom funcionamento dos neurónios.
Beba-a independentemente da sede, mesmo fora das refeições. Além de essencial para a memória, ajudará a evitar a desvitalização dos cabelos, obstipação, distúrbios de concentração ou problemas de sono.
Uma dica: quanto mais escura for a sua urina, mais água necessitará de beber.


Vitamina b

Mais concretamente, colina, um nutriente que faz parte do complexo B, que é essencial para o desenvolvimento cerebral e está diretamente relacionado com as funções da memória. Por isso, trate de reorganizar o seu menu semanal e de incluir alimentos como a gema de ovo ou os bifes de fígado. Sem colina, a memória e capacidade de aprendizagem ficam comprometidas.



Magnésio

Especialistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA, garantem que o magnésio – em falta muitas vezes nas mulheres – combate os lapsos de memória associados ao envelhecimento e melhora a capacidade de aprendizagem. As nozes são uma boa opção, porque, além de magnésio, contêm ómega 3.


Ginkgo Biloba

Originária do Sudeste da China, a ginkgo pertence à família mais antiga de árvores conhecidas pelo seu potencial terapêutico.
Os extratos de folhas, que poderá adquirir em ervanárias ou farmácias, potenciam a ação antioxidante e revelam-se benéficos aos níveis de concentração e memória. Quanto mais envelhecemos, mais os seus extratos devem ser ingeridos durante longos períodos.


Proteína e Ferro

Rica em ferro, a carne vermelha é um verdadeiro ‘dois em um’, pois aporta também proteínas, que intervêm nas reações químicas do cérebro. Fica apenas uma dica: não associe ao ferro vitamina C, pois oxida.


Zinco

É um oligoelemento habitualmente presente nos frutos do mar que ajudam a favorecer a memorização. Os camarões, especialmente aqueles que são originários de mares frios, são uma boa opção, se procura impulsionar as suas capacidades mentais.


Ómega 3 e cálcio


Esta gordura ‘boa’ encontrada em peixes e nozes é importante na preservação das membranas dos neurónios. A sardinha, a cavala e o arenque são boas escolhas se pretende dotar-se tanto de ómega 3 como de cálcio, alimentos relevantes sobretudo para a memória a longo termo.


Fonte: "Revista Activa"

1 comentário: