sábado, 24 de agosto de 2013

CREME DE AMORAS E IOGURTE GREGO

Grega vi-me eu este ano para encontrar amoras silvestres! Este ano minhas amigas, isto foi uma penúria...
Foi da chuva, foi do calor não sei...Só sei que as "carnudas" que encontrei no ano passado partiram este ano para parte incerta...Este ano são pequeníssimas e como já amadureceram tarde, encontro-as todas quase secas.
estas são as amoras silvestres aqui da zona...mirradinhas

Também reparei que o preço em supermercado aumentou pelo menos 1 euro por cada 100 grs...Este ano cada caixinha de 100 grs está a 3,49 euros no Continente. Um descalabro!

Apesar de tudo ainda fiz esta sobremesa, retirada da revista "Caras"...as tais revistas que a tia Tareca me fornece...


Ingredientes:
2 folhas de gelatina
200 grs de amoras
1 lata de leite evaporado (*)
3 colheres (sopa) de açúcar
2 embalagens de iogurte grego natural 
amoras e hortelã para enfeitar

Corte as folhas de gelatina e deixe-as de molho com uma colher de sopa de água fria.

Lave as amoras e deixe escorrer dentro de um passador. Reserve algumas para enfeitar.

Triture as restantes amoras e passe por um passador de rede (eu por acaso não passei, não me faz confusão nenhuma encontrar as pequenas graínhas das amoras). Misture este puré com o leite evaporado e o açúcar.


Derreta a gelatina no microondas e deixe arrefecer um pouco mexendo...Junte ao puré das amoras e leve ao frigorífico durante pelo menos 4 horas.


Na hora de servir divida o iogurte pelas taças e decore com as restantes amoras e a hortelã.


Nota: na receita original o iogurte é misturado com o creme das amoras após sair do frio; eu preferi fazer assim.

(*) no Continente a lata de leite evaporado custa cerca de  1,50 a 1,60  Euro - lata com cerca de 400 grs

2 comentários:

  1. Experimentei! Excelente e sobretudo nao precisa de fogao.

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que gostou. espero fazer mais vezes porque ate e bastante rapida.

    ResponderEliminar