terça-feira, 20 de agosto de 2013

Hidratos de carbono, colesterol & afins...

GORDURAS E ÓLEOS...

As gorduras são nutrientes vitais...Elas saciam mais do que os hidratos de carbono, dão-lhe a sensação de estar mais cheio e ajudam-no a comer menos.

Exemplo disso são algumas das dietas que se tornaram agora mais conhecidas, como a "Dieta dos 31 dias" da nutricionista Ágata Roquette, da dieta Dukan, etc...

As gorduras dividem-se maioritariamente em 3 grupos: gorduras, monoinsaturadas e polinsaturadas e gorduras saturadas - manteiga, banha e óleos vegetais - são uma combinação destes três tipos.

O quarto tipo de gordura, a trans, é obtida atravéz do processamento de óleos líquidos vegetais com hidrogénio. É de longe a mais nociva, pois eleva o nível do LDL (o mau colesterol).

MARGARINAS E CREMES CULINÁRIOS






As margarinas são feitas de óleos vegetais. è geralmente pobre em gordura saturada e isenta de colesterol. Prefira as margarinas que contenham a denominação "sem ácidos gordos trans".

ex.: margarina Vaqueiro "sem gorduras hidrogenadas"

Os cremes culinários são constituídos por óleos vegetais hidrogenados - portanto, ácidos gordos "trans". Usados essencialmente em pastelaria e nas frituras, devem ser usados com moderação ou evitados.

ÓLEOS VEGETAIS

A maioria dos óleos vegetais contém cerca de 120 calorias por colher de sopa e é isento de sódio e colesterol. São ricos em gorduras polinsaturadas e ácidos gordos ómega.

A melhor opção é o óleo de girassol - rico em gordura polinsaturada e vitamina E. Ajuda a regular o intestino. Consumido de forma moderada ajuda a manter o colesterol total dentro dos níveis normais. Pode ser aquecido a 200 graus.

Também o óleo de milho - também rico em gordura polinsaturada e monoinsaturada, contém ómega 6. Protege as artérias e melhora o sistema imunológico, ajudando também a melhorar o nível de colesterol.

óleo de canola (*)
Já o óleo de canola, de que tanto bem se fala...Consta que é uma fraude alimentar. Produzido a partir da variação transgénica da planta colza, contém uma substância tóxica. E o único benefício que podem trazer é certamente à "indústria alimentar" e não ànossa saúde.

Nota: não reutilize um óleo para fritura. Aquecidos, os óleos decompõem-se e originam compostos nefastos (nitrosaminas) e ficam rançosos.

AZEITE

O azeite obtido através da pressão das azeitonas, pode variar na cor, no sabor e acidez, contudo as diferentes variedades são idênticas do ponto de vista nutricional.

O azeite é constituído por 14% de saturados, 77% de monoinsaturados e 9% de polinsaturados. Uma colher de sopa contém cerca de 10% das necessidades diárias de vitamina E.


O azeite extravirgem, que é obtido por pressão a frio pode saber muito bem mas, o seu sabor pode adulterar-se se o usar para saltear alimentos. Reserve-o para temperar a frio, já para cozinhar prefira um azeite virgem puro. Uma colher de sopa de azeite contém aprox. 119 calorias.

Quando comprar procure no rótulo as expressão "pressão a frio", isso significa que o calor não foi usado e o azeite mantém o seu verdadeiro sabor.

(*) imagem Google
Bibliografia: O guia de Calorias, Hidratos de Carbono e colesteraol - de Martha Schueneman, escritora contribuidora do Reader's Digest.

Sem comentários:

Enviar um comentário