Laticínios e ovos
Não nos devemos sentir tentados a suprimir os laticínios e os ovos da nossa dieta por serem ricos em gordura e colesterol. Há é que fazer escolhas acertadas...
O leite, os iogurtes e o queijo são uma importante fonte de cálcio, proteínas, zinco, vitaminas A, B12, D e riboflavina. Variedades pobres em gordura são já abundantes e merecem a nossa escolha.
Os ovos contém nutrientes essenciais e apesar de ricos em colesterol devem ser consumidos com prudência.
Queijos moles e amanteigados são mais ricos em humidade que os queijos duros, mas a sua gordura e o teor de colesterol são semelhantes.
Queijo fresco
O termo "fresco" significa que o mesmo não envelheceu nem sofreu qualquer tipo de cura. Os queijos frescos são mais perecíceis que os queijos duros e secos.
São mais suaves ao paladar e tendem a ter um teor ligeiramente mais baixo em calorias, gordura e colesterol mas, são também menos ricos em cálcio.
Se habitualmente queijo creme para barrar tostas e bolachas, que habitualmente têm cerca de 90% de gordura e pouco cálcio, experimente utilizar antes o queijo de cabra curado que é uma alternativa mais saudável.
Gosto muito destas tuas crónicas, estou sempre á espera que publiques uma, farto-me de aprender coisas. Agora a palavra perecíceis , é daquelas caras que não conhecia.
ResponderEliminarSorry. O erro escapou ao olho do revisor...mas assim ja vi que leu o texto todo...
ResponderEliminar