quarta-feira, 17 de julho de 2013

Mais Calorias e hidratos de carbono e afins...

Laticínios e ovos

Não nos devemos sentir tentados a suprimir os laticínios e os ovos da nossa dieta por serem ricos em gordura e colesterol. Há é que fazer escolhas acertadas...

O leite, os iogurtes e o queijo são  uma importante fonte de cálcio, proteínas, zinco, vitaminas A, B12, D e riboflavina. Variedades pobres em gordura são já abundantes e merecem a nossa escolha.

Os ovos contém nutrientes essenciais e apesar de ricos em colesterol devem ser consumidos com prudência.

Queijos moles e amanteigados são mais ricos em humidade que os queijos duros, mas a sua gordura e o teor de colesterol são semelhantes.

Queijo fresco
O termo "fresco" significa que o mesmo não envelheceu nem sofreu qualquer tipo de cura. Os queijos frescos são mais perecíceis que os queijos duros e secos.
São mais suaves ao paladar e tendem a ter um teor ligeiramente mais baixo em calorias, gordura e colesterol mas, são também menos ricos em cálcio.

Se habitualmente queijo creme para barrar tostas e bolachas, que habitualmente têm cerca de 90% de gordura e pouco cálcio, experimente utilizar antes o queijo de cabra curado que é uma alternativa mais saudável.

2 comentários:

  1. Gosto muito destas tuas crónicas, estou sempre á espera que publiques uma, farto-me de aprender coisas. Agora a palavra perecíceis , é daquelas caras que não conhecia.

    ResponderEliminar
  2. Sorry. O erro escapou ao olho do revisor...mas assim ja vi que leu o texto todo...

    ResponderEliminar