sexta-feira, 26 de julho de 2013

STRUDEL DE BACALHAU e COUVE COM CHOURIÇO


E prendada como estou decidi fazer um jantar baseado numa receita do Chef José Avillez (Programa Já ao Lume). Foi aprovada por quem comeu cá em casa.


optei por juntar espinafres
acompanhei com salada e batata palha
Ingredientes (4 pessoas)
800 g de lombinhos de bacalhau                            2 folhas de massa filo
2 dentes de alho (para cozer o bacalhau)                manteiga q.b.
1 folha de louro
80 g de chouriço de boa qualidade                          Molho branco
400g de couve lombarda                                         300 ml de caldo de bacalhau
4 dentes de alho laminados                                      20 ml de manteiga
Azeite q.b.                                                               25 g de farinha (eu fiz com maizena)

Preparação:
Coza o bacalhau num tacho com água, uma folha de louro, dois dentes de alho e um fio de azeite, sem deixar cozer demasiado o bacalhau. O bacalhau deve cozer em lume muito brando. Reserve o caldo da cozedura quente. Limpe o bacalhau, lasque e reserve. Para preparar o molho branco, aqueça a manteiga num tacho, junte a farinha e envolva bem. Cozinhe em lume brando mexendo sempre até formar uma bola. Sem parar de mexer para que não se criem grumos, junte gradualmente um pouco do caldo quente do bacalhau. Deixe levantar fervura, depois baixe o lume e deixe cozinhar lentamente. O molho não deverá ficar muito líquido. Reserve.

Noutro tacho, junte um pouco de azeite e o chouriço picado. Deixe ganhar um pouco de cor, acrescente o alho laminado, a couve, um fio de azeite e envolva. Junte um pouco do caldo da cozedura do bacalhau, tape e deixe estufar durante 10/15 ms. Quando a couve estiver estufada, junte o bacalhau e envolva bem. Junte o molho branco a pouco e pouco. Não coloque demasiado, o molho branco deverá ligar apenas o recheio. Retire do lume e deixe arrefecer ligeiramente. Pincele uma folha de massa filo com manteiga e sobreponha a massa outra folha de massa filo. Pincele as pontas da segunda folha a toda à volta para que não fique quebradiça. Atenção que a massa filo tem de ser trabalhada com rapidez para não secar. Coloque o recheio no centro e dê atenção para que não fique muito alto (se ficar alto é dificil assar). Feche o strudle, pincele por fora com manteiga, coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno a 180ºC, durante 20 minutos, aproximadamente. Retire do forno logo que a massa esteja dourada e estaladiça. Sirva de imediato.




2 comentários:

  1. Parece otimo...vou experimentar de certo! 5 estrelas para a tia Tareca!

    ResponderEliminar
  2. Parece apetitoso, mas aqui para a Tia não podia ter chouriço

    ResponderEliminar