sábado, 13 de abril de 2013

Beringelas recheadas com legumes...

A beringela é um legume originário da Índia que se tornou conhecido na Europa no Séc. XII.
As beringelas têm por vezes um sabor amargo e por isso antes de serem cozinhadas devem ser salpicadas com sal e ficar a escorrer durante cerca de 1/2 hora, depois é só lavar para tirar o sal.
É um legume pouco calórico e praticamente sem gordura, ( se cozida e comida simples), sendo assim um legume de eleição para quem faz dieta.
Deixo aqui uma receita que fiz no outro dia para o jantar. Um pouco calórica por causa do bacon e do queijo mas, podemos sempre amenizar utilizando um flamengo light ...

Ingredientes:
4 beringelas
sumo de 1 limão
50 gr de bacon
1 dente de alho (ou 1colher chá de alho em pó)
3 colheres (sopa) de óleo
250 de cogumelos frescos
250 de tomate
sal e pimenta preta
1 colher (sopa) pão ralado
100 grs queijo Flamengo às fatias
margarina para untar o tabuleiro

Corte as beringelas ao meio no sentido do comprimento e retire a polpa com a ajuda de uma colher pequena.
Regue a polpa com sumo de limão e corte em bocados. Pique o bacon, tempere-o com o alho e frite-o no óleo. Junte os cogumelos arranjados e picados e a polpa das beringelas e deixe estufar por 10 m.
Escalde os tomates, tire a pele e corte-os em cubos e junte-os ao preparado anterior. Tempere com sal,pimenta e uma pitada de açúcar e salsa picada.
Recheie as beringelas com este preparado e polvilhe com pão ralado. Cubra as beringelas com as fatias do queijo e leve-as ao forno ( 210 graus forno elétrico) num tabuleiro untado. Ficam prontas em cerca de 25 m.

receita do livro da série "Um Mundo de Sabores" das Selecções do Reader's Digest



Sem comentários:

Enviar um comentário