segunda-feira, 8 de abril de 2013

Calorias, Hidratos de Carbono e Colesterol...introdução.





A nutrição é uma ciência em movimento...Num dia, um alimento é considerado miraculoso e no outro descobre-se que pouco ou nenhum efeito faz!
Os alimentos são constituídos por gorduras, hidratos de carbono e proteínas.As gorduras têm 9 calorias por grama. As proteínas e os hidratos de carbono têm 4 calorias por grama   ( o álcool tem 7 calorias por grama).
Cada pessoa tem necessidades
diferentes de calorias. Tudo depende da altura, idade e da atividade física.

Uma mulher adulta típica  necessita de 1700-2000 calorias por dia. Um homem adulto típico necessita de  2000-2500 calorias. No entanto, com a idade o nosso metabolismo baixa e a necessidade de calorias diminui.
Para perder cerca de 453gr por semana, é necessário que corte 500 calorias diárias ou que faça exercício para as gastar!
Para uma boa saúde necessitamos de nutrientes contidos em diversos alimentos (vegetais, fruta, carne e peixe magros, laticínios, cereais integrais, oleaginosas e gorduras de qualidade). É de evitar o pão branco, produtos embalados e comidas ricas em gorduras.

Mas isso não significa que nunca poderemos comer um donut ou batatas fritas! Mas, se o fizermos várias vezes por semana, provavelmente não conseguiremos ingerir os nutrientes necessários de uma alimentação saudável. A nossa mãe tinha razão - se nos enchermos com aperitivos, não comeremos o jantar! (*)

(*) Factos e valores nutricionais dos alimentos - Guia de Martha Schueneman

Sem comentários:

Enviar um comentário