terça-feira, 13 de março de 2012

8 meses com sabor a coco



Como as tias já sabem, no dia 10 de cada mês há bolo cá em casa. A “tradição” é recente e foi iniciada pela avó do Laranjito, para comemorar o dia em que o pequeno faz mais um mês. Eu mantive a iniciativa e todos os meses tenho feito um bolo diferente – um bom pretexto para experimentar novas receitas, não acham? Desta vez os 8 meses foram comemorados com um Bolo Encharcado de Coco, uma ideia tirada daqui. Acho que a Colher-de-Pau não se importa que eu transcreva directamente a receita: 

Ingredientes
3 ovos
o peso dos ovos em açúcar
o peso dos ovos em farinha com fermento
2 colheres de sopa de leite
2 colheres de sopa de coco ralado
125g de manteiga

300 ml de leite

coco para polvilhar

Preparação

Bata a manteiga com o açúcar até ficar bem cremosa. Adicione depois as gemas e o leite e misture bem. Bata as claras em castelo e misture a farinha com o coco. Alternadamente junte as claras e a farinha com o coco  à mistura das gemas.
Unte uma forma rectangular de bolo inglês com manteiga e polvilhe com farinha. Coloque a mistura na forma e leve a cozer em forno médio (180 oC) durante cerca de 40 minutos ou até o bolo estar cozido. Deixe depois o bolo arrefecer dentro da forma e pique-o todo muito bem com um pequeno espeto.
Aqueça bem os 300 ml de leite e verta-o sobre o bolo de modo a que este embeba todo o leite. Ao início poderá parece-lhe que o bolo não tem capacidade para embeber todo o leite, mas é mesmo assim. Deixe arrefecer novamente e desenforme cuidadosamente o bolo colocando-o no prato de servir. Polvilhe então com coco ralado a gosto.

Posso dizer que é fácil de fazer (e com a ajuda da Bimby então, foi ainda mais fácil!) e fica muito bom. Recomendo! Mas ainda não foi desta vez que o “aniversariante” provou o bolo… à hora que o partimos ele já estava a dormir, cansado depois de uma tarde de passeio.  

4 comentários:

  1. Parabéns ao Laranjito! Parabéns pela tradição...e viva o bolo de côco que adoro... Quando forem os 9 meses, estou lá à porta!

    ResponderEliminar
  2. (reação da avó Mariana ao bolinho: só o vemos? E não comemos?)

    ResponderEliminar
  3. Parabéns atrasados ao laranjito. E faço minhas as palavras da avó Mariana, para mim uma fatia fina s.f.f.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada amigas tias! Ainda anda por lá um restinho de bolo, mas não sei se dá à conta a tantos pedidos ;) E olhem que parece que vai ficando melhor a cada dia que passa!

    ResponderEliminar