domingo, 18 de março de 2012

Carne espiritual

Sou só eu que acho que o nome desta receita soa um bocado estranho? Adiante, o que interessa é que o resultado é bom! Em conversa com a Tia Joni, fiquei a saber que havia um novo livro de receitas para a Bimby criado a partir do blog No Soup For You, que tem a vantagem de (tal como o blog) apresentar todas as receitas em versão "bimbólica" e em versão tradicional. Fiquei com vontade de conhecê-lo, e não demorou muito a aparecer um exemplar do Velocidade Colher cá em casa.


Este sábado resolvi experimentar uma das receitas para o jantar, mais especificamente a tal Carne Espiritual (que é como o bacalhau, mas com carne). Ficou óptima, aprovadíssima! Tias, podem experimentar que vale a pena. Eu fiz na Bimby, mas como sou amiga deixo aqui para as tias a receita em modo tradicional. 

(para 6 pessoas)

400 g batata vermelha, descascada e cortada em cubos
200 g de cenoura
Leite q.b.
Sal, pimenta preta e noz moscada
1 cebola
2 dentes de alho
25 g de azeite
400 g carne picada (ou sobras de carne desfiada)
100 g cogumelos frescos, cortados em quartos
120 g pão
Maionese q.b.
Queijo ralado (usei mozzarella)

Coza a batata e a cenoura até ficarem macias, escorra bem e reduza-as a puré. Leve de novo a lume brando e vá acrescentando leite até ficar com um puré cremoso e consistente (mas não se preocupem em passar tudo muito bem, acho que até fica melhor a notar-se os bocadinhos de cenoura). Tempere com sal, pimenta e noz-moscada e mexa bem para envolver. Reserve. Pré-aqueça o forno a 180º C.
Pique a cebola e o alho e refogue levemente em azeite. Acrescente a carne e os cogumelos e deixe cozinhar por uns minutos, mexendo de vez em quando (temperar com um pouco de sal se a carne não for de sobras). Embeba o pão em leite quente, deite-o depois no tacho e envolva bem. Adicione o puré reservado, mexendo até misturar tudo bem.
Coloque num tabuleiro, cubra com uma camada fina de maionese, polvilhe com o queijo e leve ao forno a 180ºC durante 30 minutos. Acompanhe com uma salada verde. 

O aspecto final é este:


Esta foto é do livro, mas posso garantir que a minha ficou tal e qual! Mais uma vez só me lembrei de registar a coisa quando já estava quase a acabar de comer... mas ainda fui a tempo. Ainda não estou "pro" como a Tiélia a tirar fotos das comidinhas antes de irem para a mesa. Falta de treino!

Aqui fica o meu prato, antes das garfadas finais. 
Que tal?


3 comentários:

  1. Tia sarita adorei a ideia, vai ficar pendente para um próximo jantar, aqui em casa devem adorar.

    ResponderEliminar
  2. Também gostei muito do aspecto, vou experimentar cá em casa um dia destes.

    ResponderEliminar
  3. É evidente que não deixo créditos por mãos alheias! Fiz hoje para o jantar, claro! O primeiro a ser servido foi o adolescente...A primeira reação foi "qué isto???Comida da prisão???" MAS, depois da 1ª garfada, a reação foi: "HUUMM!Até que tá bom!" - Portanto, com um crítico destes, garanto que ficou 5 *****!

    ResponderEliminar