(receita retirada de um livro antigo da vaqueiro)
Coza postas ou filetes (peixe gato) de pescada em água temperada com sal ou em caldo de peixe. Depois de cozido esmague o peixe com um garfo. À parte, derreta 50 g de margarina polvilhe com 50 g de farinha e deixe cozer sem ganhar cor. Regue com 2,5 dl de leite frio e deixe cozer e engrossar, mexendo sempre. Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Fora do lume, junte o puré de peixe, 4 gemas e uma colher de sopa de queijo ralado. Bata 4 claras em castelo bem firme e junte-as suavemente ao preparado anterior. Deite tudo numa forma de souflé previamente untada e polvilhada de farinha e leve a cozer em forno aquecido a 200º C. Deixe cozer cerca de 30 a 45 minutos conforme seja o seu forno, mas para ter a certeza de que está cozido, faça o teste do palito nunca falha. Quando retirar do forno sirva imediatamente. Acompanhe com uma salada e um bom vinho branco na temperatura ideal.
Peço desculpa pela fotografia, mas os meus adolescentes estava esfomeados, tinham chegado de um treino intenso de Voleibol e a fome era muita.
Bom aspecto, tenho de experimentar cá em casa.
ResponderEliminarExperimenta, é muito bom, aqui em casa nunca chega é sempre pouco. Não dá trabalho a fazer tem que se sujar é pelo menos 2 tachos, um para cozer o peixe e outro para misturar as coisas. Eu faço quase sempre com os filetes de peixe gato, para ser mais rápido.
ResponderEliminarA tia também vai experimentar um dia destes...é o tipo de prato "soft" que eu gosto! Não faço hoje porque o tio e o sobrinho têm andado a comer muito peixinho ultimamente...Por isso, hoje é carninha!
ResponderEliminarFIZ HOJE! Tinha aí umas sobrazinhas de perca cozida e meti mãos à obra e ficou muito bom!
ResponderEliminar